Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

MIMOSO DO SUL





Total de visitas: 32845







Dona America

DONA AMÉRICA


AREA: 5.000 HA


POPULAÇÃO: HABITANTES


ALTITUDE:70 METROS


Sede distrital situada à margem da Estrada de Ferro Leopoldina. É zona de criação de gado e outras opções na agricultura. Sua área geográfica estende-se até  as margens do Rio Itabapoana, onde está localizada a Cachoeira das Garças (ex-Cachoeira do Inferno), nas corredeiras da Limeira.        Observando as linhas que perfazem os limites deste distrito, chega-se à conclusão que o 1º núcleo histórico do município - A Freguesia da Limeira ou Limeira do Itabapoana - pertence a ele, Porto da Limeira, que até a chegada da ferrovia recebia e exportava grandes cargas através da navegação a vapor.         No período áureo da "Freguesia da Limeira do Itabapoana" Dono América era apenas parte do contexto como Fazenda São Domingos, que fazia das tropas de mulas o meio de transporte de carga até o porto. Em 1º de abril de 1895, chega na Estação de Dona América a locomotiva da Cia. E.F. Leopoldina Railway prolongando mais um trecho ferroviário na região. A estação ficou localizada na Fazenda de São Domingos, de propriedade da Srª Dona América Angélica de Azevedo Lima, que por sinal, recebeu seu nome, de início, em homenagem aos relevantes serviços prestados à Companhia (contam os antigos - A senhora Dona América oferecia refeições gratuitas a oitenta ou mais empregados da Cia., diariamente, no período da construção da estrada de ferro).        A Capela São Domingos foi inaugurada no dia 4 de agosto de 1926 (dia do Padroeiro). Muito se destacou por este ato de religiosidade o Cel. José Carlos Terra Lima, que além de doar o terreno, custeou todas as despesas da construção. A imagem do padroeiro foi doada pela senhora Amélia Barbosa Terra Lima.         O Cel. José Carlos Terra Lima instalou na sede do distrito: telégrafo, correio, telefone, luz, água e escola. Com essas melhorias possibilitou no dia 9 de novembro de 1928 - Lei nº 1.676/28 - a criação do 2º Distrito judiciário de Dona América, no Município de Itabapoana, Comarca de São Pedro do Itabapoana.


        A sede do distrito sofreu muitas perdas no comércio como transferência do Cartório, corte de telefone e correio. Muitas famílias se evadiram. A exemplo temos as ausências de Philomena Guarçoni Venturini, Renato e Edith Terra Lima (estas duas senhoras mantiveram durante muito tempo, junto à comunidade social e religiosa local, resistência a tais fatos).


        Atualmente, Dona América tenta resgatar, através da Associação de Moradores, benefícios e atividades outrora existentes, uma vez que sua sede é rodeada de grandes fazendas com possibilidade de favorecê-lo na economia, trazendo de volta seus momentos memoráveis.


        As comunidades rurais deste distrito são: Pastinho, Vargem Alegre, Santa Terezinha, parte da Independência, Jacarandá e Gabiroba.