Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

MIMOSO DO SUL





Total de visitas: 32846
SÃO JOSE DAS TORRES










SÃO JOSÉ DAS TORRES


ÁREA:22.915 HA


POPULAÇÃO:


ALTITUDE:40 METROS


 


É o maior distrito em extensão territorial. Acompanha de norte a sul (das divisas de Atílio Vivácqua e Presidente Kennedy ao Rio Itabapoana - divisa ES/RJ) a BR 101 no seu traçado rodoviário.


        Suas terras tanto se prestam para as culturas do café e banana, na parte montanhosa, como do arroz nas planícies e para criação de gado em suas extensas baixadas, com o verde das paisagens naturais.


        A sede é uma pequenina povoação. Quem a escolheu, para dali surgir um aglomerado de pessoas, deve ter recebido bênçãos de Deus, pois existe ali um mistério...


A vila fica no sopé das "torres" que são as montanhas: Estrela D'Alva, Peito de Moça, Canduras e o Pico do Farol, cercando um lado dela.


        O distrito de São José das Torres, criado em 15 de setembro de 1901 pela Câmara Municipal de São Pedro do Itabapoana, na época, teve como Juiz distrital o Sr. Félix José da Silva e escrivão do Registro Civil o Sr. Eugênio Moreira Camargo.


        A Capela São José foi inaugurada antes de 1900, sendo os seus principais fundadores os senhores Manaoel Corrêa Camargo, Eugênio Camargo, Félix José da Silva, Domingos de Souza Barbosa, Antonio Rolim Nunes de Azevedo entre outros. Até que em 1937 o Bispo Diocesano nomeou um Conselho da Capela - seus conselheiros: Sr Eduino Poubel, João Livramento, Odilon Nogueira de Faria, Verly de Mattos e irmão, para organizar e reconstruir a igreja, porque os pequenos reparos não resolveriam a situação em que esta se  encontrava. Assim foi feita uma nova Capela.


O principal rio da região é o Rio Preto. Nasce na serra "das Torres", e, o conjunto de riachos que descem das matas proporcionam a sua formação, desembocando-se no Rio Itabapoana. São as nascentes, o curso de cada riacho, as corredeiras, os poços, as águas transparentes, os seixos com formas arredondadas e a vegetação margeando cada curva que desvendam o mistério da sede de São José das Torres, pois acima dela se localiza o Santuário Secreto de Beleza Natural, com seu magnetismo que faz a gente retornar.


        É um retorno que atualmente tem sido direcionado por professores, alunos e funcionários da escola de 5ª a 8ª séries, "José Gonçalves Figueira", os quais empenhados na preservação do meio ambiente vêm conscientizando a comunidade sobre a ecologia do lugar.