Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

MIMOSO DO SUL





Total de visitas: 32849
SANTO ANTONIO DO MUQUI










SANTO ANTÔNIO DO MUQUI


ÁREA:6.025 HA


POPULAÇÃO:


ALTITUDE:370 METROS


Outro distrito da zona montanhosa. Produtor de café e destacando-se na agropecuária, sua sede é uma pequenina vila, com ótimo traçado urbano facilitado pela topografia plana. Com muitas casas construídas ou reformadas, recentemente, demonstra que seu povo é sentimental e preso às raízes históricas local.


        Retornando ao passado verificamos que o primeiro posseiro de nossa zona geográfica se estabeleceu na região em 1837, Sr. Francisco José Lopes da Rocha, com sua família posseou desde a Fazenda da Barra até Altos de São Bento - assentando sua residência no lugar denominado "Santa Cruz", próximo ao ribeirão afluente do Rio Muqui do Sul, desenvolvendo a sua atividade na lavoura, abrindo matas e edificando moradia - sabe-se que foi um dos posseiros a ter conflitos com os índios, que se sentiram intimidados pela presença de pessoas estranhas aos costumes locais.


        Nos anos subseqüentes a 1850 chegaram outras famílias para fortalecer essa oposição e se dedicar à agricultura.


Em 27 de fevereiro de 1912, o Sr. Antonio Lopes da Rocha e a esposa, dona Mariana Antônia de Lacerda, fazem doação de um terreno para a formação da localidade do "Patrimônio de Santo Antonio do Muqui". Conforme escritura - "...Achavam-se contratados a doar um alqueire de terras em capoeiras, encravada na Fazenda de Santa Cruz, ao Imaculado Santo Antonio, para o fim de ser no mesmo terreno, edificada uma Capelinha com a invocação de "Capella de Santo Antonio" e pertencendo, o dito terreno, ao patrimônio do referido Santo,..." Estiveram presentes ao ato de doação, no Cartório de Itabapoana: o casal doador, o Pe. Augusto Ferreira dos Santos, Vigário deste Freguesia, algumas testemunhas e o tabelião José Xavier Leite.


        A Capela de Santo Antonio do Muqui foi inaugurada entre 1914 e 1915.


        Através da Lei nº 1.741 de 11 de janeiro de 1930 fica criado o distrito de Santo Antonio do Muqui, mantendo os limites da antiga Fazenda Santa Cruz (do São Bento a Fazenda da Barra). Os juízes distritais na época eram: Alexandrino Cacholi, Antônio Rodrigues Amado, João Lopes Teodoro e José Fernandes da Fonseca. Escrivão do Registro Civil: Constâncio Vivas.


        Atualmente, na sede do distrito contamos com duas Escolas: 1ª a 4ª séries - Pluridocente "Santo Antonio do Muqui" e 5ª a 8ª séries - "Constâncio Vivas".


        Suas comunidades rurais são: Fazenda São Domingos, São José, Maravilha, Catuné, Pouso Alto, Santa Cruz e São Bento.